quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sustentabilidade na Balada!





Sustentabilidade e responsabilidade social são termos em alta tendo em vista o alerta mundial que estamos tendo por causa da natureza. As informações a seguir mostram uma solução proposta pela Toyota, que pode ser o primeiro grande passo que apoia a ideia da primeira balada sustentável do mundo em Rotterdan, Holanda. A tecnologia visa utilizar a energia mecânica produzida pelas pessoas enquanto dançam para sustentar a estrutura da festa.


O projeto SDC – Sustainable Dance Club veja site www.sustainabledanceclub.com – consiste na união de várias iniciativas sustentáveis como a pista de dança acima e outros projetos que vão desde o uso consciente de recipientes plásticos com o programa CUP8, cálculo de impacto na natureza causado pelo utilizador da casa, projeto denominado Trees for Dance, e outras iniciativas, como re-aproveitamento de água da chuva e o oferecimento de produtos alternativos como a cerveja orgânica

Porém não é preciso ir tão longe para curtir uma baladinha ecologicamente correta, em São Paulo, onde funcionava a lendária boate The Gallery, nos Jardins, a filial do club sustentável de Nova York Greenhouse (Rua Haddock Lobo, 1.626). O projeto eco-friendly de Zoé Gardini é sofisticado e exclusivo, com uma área de entretenimento de 600 m² para receber 400 pessoas. Conhecido como o primeiro private club ecologicamente correto, a Greenhouse recebeu o certificado L.E.E.D (Liderança em Energia e Design Ambiental), concedido pelo Conselho de Prédios Verdes dos Estados Unidos para construções e design ambientalmente conscientes. Entre os detalhes do ambiente estão teto transparente, composto por mais de 5 mil pendentes de cristal, bares desenhados com vidros reciclados, madeira com certificado de origem de áreas de reflorestamento e paredes de bambu ou recobertas com oito variedades de folhas naturais. Sem falar que, ao lado das mesas, estão dispostos arbustos que ganharam o formato de animais em extinção e a iluminação é toda em LED. A economia de energia e a preservação do planeta são determinadas pelo reaproveitamento da água da chuva, o sistema de som funciona por meio de energia eólica, que também é obtida pelo atrito no chão da pista de dança e pelas portas giratórias, dispostas em locais estratégicos,e os drinques ganham o toque especial de bebidas orgânicas.
Eco House São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário